Câmara de Pindamonhangaba gasta mais de R$ 81 Mil com publicidade no primeiro trimestre de 2025



A Câmara Municipal de Pindamonhangaba gastou
R$ 81.934,91 com publicidade institucional entre os meses de janeiro e março de 2025, conforme levantamento realizado com base em relatórios de execução orçamentária e registros oficiais da Casa Legislativa. Os valores foram repassados a empresas, veículos de mídia e até pessoas físicas contratadas para divulgar campanhas em canais de rádio, internet e mídia impressa.

Contrato de Publicidade

As despesas foram realizadas no âmbito do Contrato nº 19/2023, celebrado com a empresa Verge Studio Comunicação EIRELI, contratada por meio da Concorrência nº 01/2023, com vigência inicial de 12 meses. O contrato foi assinado em 10 de outubro de 2023, com valor estimado em R$ 500.000,00 para o período.

O objeto do contrato inclui serviços de publicidade e institucional e intermediação com fornecedores e veículos de comunicação, conforme previsto na Lei nº 12.232/2010, Lei nº 4.680/1965 e na nova Lei de Licitações nº 14.133/2021.


 Obrigatoriedade de Divulgação Pública

Conforme o art. 16 da Lei nº 12.232/2010 e o art. 37 da Constituição Federal, os órgãos públicos são obrigados a garantir transparência total dos gastos com publicidade, incluindo:

  • Identificação dos valores pagos;

  • Nome das empresas e veículos beneficiados;

  • Divulgação em portais oficiais.

Até o mês de março de 2025, a Câmara Municipal vinha divulgando corretamente os nomes dos fornecedores de mídia utilizados. Contudo, a partir de abril, os pagamentos continuam sendo realizados, mas não são mais acompanhados das informações obrigatórias sobre os veículos ou profissionais beneficiados.

Despesas Mensais com Publicidade – 2025

Janeiro – R$ 26.166,18


Fornecedor Tipo de Mídia Valor
ASI Job Institucional R$ 13.102,92
Rádio Líder do Vale LTDA ME Rádio R$ 5.040,00
Associação de Apoio ao Cidadão Carente Rádio R$ 1.497,60
3WMídia Visual Media 7 News LTDA Internet R$ 1.512,00
Elcio Valério Barbosa Internet R$ 1.004,80
Jesse Antônio do Nascimento Filho Internet R$ 1.008,00
Valdinei Nunes de Oliveira Jornal R$ 3.001,86

Fevereiro – R$ 26.841,99

Fornecedor Tipo de Mídia Valor
ASI Job Institucional R$ 14.882,79
Rádio Líder do Vale LTDA ME Rádio R$ 3.283,20
Associação de Apoio ao Cidadão Carente Rádio R$ 1.756,80
3WMídia Visual Media 7 News LTDA Internet R$ 1.663,20
Elcio Valério Barbosa Internet R$ 1.051,20
Jesse Antônio do Nascimento Filho Internet R$ 1.056,00
Valdinei Nunes de Oliveira Jornal R$ 3.148,80

Março – R$ 28.926,84

Fornecedor Tipo de Mídia Valor
ASI Job Institucional R$ 15.904,44
Rádio Líder do Vale LTDA ME Rádio R$ 3.600,00
Associação de Apoio ao Cidadão Carente Rádio R$ 2.016,00
3WMídia Visual Media 7 News LTDA Internet R$ 1.800,00
Elcio Valério Barbosa Internet R$ 1.152,00
Jesse Antônio do Nascimento Filho Internet R$ 1.152,00
Valdinei Nunes de Oliveira Jornal R$ 3.302,40

Ranking: Quem Mais Recebeu

Posição Fornecedor Total Trimestre
ASI Job R$ 43.890,15
Rádio Líder do Vale LTDA ME R$ 11.923,20
Valdinei Nunes de Oliveira R$ 9.453,06
Associação de Apoio ao Cidadão Carente R$ 5.270,40
3WMídia Visual Media 7 News LTDA R$ 4.975,20
Jesse Antônio do Nascimento Filho R$ 3.216,00
Elcio Valério Barbosa R$ 3.208,00


O investimento em publicidade institucional exige não apenas conformidade legal, mas transparência ativa para que o cidadão saiba quem está recebendo recursos públicos e por quê. A omissão de informações desde abril exige explicações formais da Mesa Diretora e pode configurar descumprimento das leis federais de transparência e licitações públicas.

Os dados revelam uma realidade preocupante: muito recurso está sendo gasto, mas pouco se vê em termos de publicidade efetiva por parte da Câmara de Vereadores de Pindamonhangaba. Campanhas discretas, sem ampla circulação nas mídias locais e digitais, levantam dúvidas sobre o alcance real e a efetividade dos serviços contratados.

É essencial que a população acompanhe de perto como esse dinheiro está sendo aplicado. Em tempos de orçamento apertado, o investimento em comunicação institucional precisa ser justificado não só com notas fiscais, mas com resultados visíveis à sociedade.

Se a publicidade está sendo paga, ela precisa estar onde o cidadão possa vê-la, ouvi-la ou acessá-la. Caso contrário, há risco de que esses recursos estejam sendo pagos sem o devido retorno público. O alerta está dado. Devemos continuar de olho.


RELATÓRIOS DE PUBLICIDADE CÂMARA DE VEREADORES ( CLICAR AQUI )


Gustavo Felipe Cotta Tótaro - clicar aqui

Tecnólogo Gestão de Negócios e Inovação - Faculdade de Tecnologia de Pindamonhangaba/SP    

Técnico em Contabilidade - Escola Técnica João Gomes de Araujo de Pindamonhangaba/SP

Comentários