Bolsonaro primeiro a discursar na ONU, "culpa de um Pindamonhangabense !"

 

Presidente Jair Messias Bolonaro - Discurso na ONU.

Olá amigos ! Já perceberam que na imprensa ninguém sabe o real motivo porque os Presidentes Brasileiros são os primeiros a discursar na Assembleia Geral da Organização das Nações Unidas             (ONU).

Isso não é mérito do atual Presidente da República ou muito menos dos anteriores, tal fato aconteceu antes da constituinte e tem um Pindamonhangabense envolvido.


A resposta para tal  honraria simbólica encontramos aqui mesmo em Pindamonhangaba, com grande mestre e Acadêmico da nossa Ilustre Academia Pindamonhangabense de Letras o Sr. Francisco Piorino Filho.

O mesmo lançou o Livro Dr. Pedro Leão Velloso Neto explicando o real motivo porque o Brasil é o primeiro a discursar na Assembleia Geral da ONU.

 

https://www.portalr3.com.br/2016/09/francisco-piorino-lanca-livro-sobre-o-pindense-pedro-leao-velloso-neto/




Trago o trecho na qual é citado o real motivo.

“ Em Fevereiro de 1945, Pedro Leão Velloso presidiu a delegação brasileira à  Conferência Interamericana sobre “ Problemas da Guerra”, em Chapultepec, México. Em Abril do mesmo ano, chefiou a representação brasileira à Conferência de São Francisco, nos Estado Unidos, que aprovou a criação da Organização das Nações Unidas ( ONU), redigindo-se a “Carta das Nações Unidas “, tornado-se  Leão Velloso o primeiro representante do Brasil nesse importante organismo internacional.

                “ Assim, a primeira Assembleia da ONU foi aberta presidida pelo Embaixador Pedro Leão Velloso Neto, honraria dada ao Brasil por ser a única nação latino americana a participar concretamente da Segunda Guerra Mundial e, desde então , todas as Assembleias da ONU são instaladas e abertas sob a presidência do representante do Brasil.”

( Trecho do Livro : Dr Pedro Leão Velloso Neto, 1ª Edição 2016 – Francisco Piorino Filho)






Pedro Leão Velloso Neto – nasceu em Pindamonhangaba, no dia 13 de Janeiro de 1887, filho de Pedro Velloso Filho.






Deixo aqui meus parabéns ao Sr Francisco Piorino Filho por suas pesquisas e  obras literárias sobre nossa querida  Pindamonhangaba.

Comentários

Postar um comentário